quinta-feira, 4 de abril de 2013

...hoje é um dia importante.

As armas em Angola calaram-se há 11 anos, hoje o povo Angolano veio à rua comemorar o dia da paz e da reconciliação nacional.
Gostei de ver os milhares de jovens vestidos de branco na marginal de Luanda a comemorarem esta efeméride. Segundo noticias oficiais, cerca de um milhão de citadinos de Luanda assistiram ou ainda assistem, na Marginal, Avenida 4 de Fevereiro, ao festival denominado “angola canta a paz”.
Não sei se serão assim tantos os populares, mas de facto Luanda hoje assiste a uma manifestação de alegria que muito me apraz registar. Pela manhã assisti à chegada de parte destes milhares de jovens, que vindos dos municípios limítrofes da cidade coloriram e contagiaram as principais artérias da cidade, só por si eles são sinónimo de que este país está a mudar.
Pelo que me contaram, seria impensável à pouco mais de uma década assistir a algo deste género.
Angola nestes últimos 11 anos iniciou um processo de modernização, os resultados do investimento que consegui apurar são assustadoramente elevados, por exemplo na educação em menos de meia dúzia de anos o número de salas de aula não duplicou, nem triplicou, quase que quintuplicou.
As crianças e os jovens Angolanos hoje em dia não necessitam de grandes deslocações para terem acesso à educação, a chamada escola pública, ao invés do que sucede em Portugal.
As comemorações de hoje, dia 4 de Abril, são direccionadas para os jovens, eles são o futuro do país e “Angola” começa a perceber isso mesmo.
Todavia, nem tudo são rosas para estes jovens, eu continuo diariamente a ver centenas (sabendo que são milhares) de jovens nas ruas da capital, fazendo de tudo para ganharem meia dúzia de dólares, muitos deles são simpáticos e ganham a vida de uma forma minimamente honesta, mas a maioria o que pretende é dinheiro fácil, para isso o melhor que conseguem é tentar ludibriar o próximo.
Quando em Luanda estaciono o carro, de imediato um “puto” aparece do nada e fecha os espelhos do carro, depois diz que tenho de pagar o serviço e uma taxa de 200 Kz, se não pago, quando volto tenho o carro trancado por uma mota, resultado, ou pago os 200 Kz ou não tiram a mota.
É este tipo de situações de dinheiro fácil que tiram estes jovens da escola e da possibilidade de terem um futuro diferente, é para eles que Angola tem de trabalhar e direccionar as atenções, eles são o futuro da nação.
Agora, e uma vez que o Sol já iniciou a sua fase de ocaso, e hoje é um dia importante, está na hora de me juntar à festa, vou preparar-me para fotografar o fecho das comemorações, pelo que me disseram vai existir um magnifico fogo de artificio na baia da ilha do Cabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário